São Paulo, 28 de Novembro de 2016.

CARTA ABERTA

Os profissionais  da E.E. República  da Nicarágua vem através desta manifestar o nosso repúdio ao caso de violência contra uma de nossas professoras ocorrido na Unidade Escolar. Fato este realizado justamente por quem é o nosso alvo de dedicação e comprometimento, o aluno.Trata-se de um caso de agressão , não só contra  a professora, mas contra  toda a categoria de profissionais da educação. Vale lembrar que agressões, infelizmente, fazem parte do cotidiano escolar, principalmente agressões verbais por parte dos alunos; no entanto a sensação de impunidade não deve continuar. O fato foi tão surpreendente que deixou a todos na Unidade Escolar perplexos. Isto, porque a Escola têm tido, nos últimos anos, uma cultura de Paz.Em dezesseis  anos de existência, nunca houve um caso semelhante a este.Quanto ao que está sendo veiculado na TV e nas redes sociais, vale esclarecer alguns fatos:

1.No mesmo dia em que ocorreu o fato , os alunos da unidade escolar, juntamente com professores e funcionários deram início a uma campanha interna em solidariedade à professora.Nos dias seguintes , foram realizadas peças teatrais e conversa com todos os alunos sobre o tema no pátio e em sala de aula.

2. A Escola , coincidentemente, nas últimas semanas , vinha tratando do tema: Violência contra a mulher, através de teatro , projetos em sala de aula e Palestra (Esta última ação divulgada  no endereço do jornal SpTv de 18/10/2016. (https://globoplay.globo.com/v/5385030/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar). Sendo assim, não fizemos algo, apenas após a ocorrência do fato, mas a escola já vinha tratando a temática com antecedência. O registro destas ações estão espalhadas pelas redes sociais e no site:”www .eerepublicadanicaragua.webnode.com”

3. Com certeza não é na violência que se resolvem os conflitos, e sim no diálogo, no exercício pleno da civilidade.São momentos difíceis que todos estão passando,mas,com certeza,acreditamos em dias melhores.Dias melhores que virão se toda a sociedade não se conformar com atos como este e tomar uma atitude, não de violência, mas de reflexão e mudança de comportamento em relação ao papel da educação na vida dos filhos e como o professor e a escola , de uma forma geral, podem contribuir para o sucesso deste objetivo.

4.Como reivindicação ao poder público, queremos expressar o desejo de que estas ações sejam inibidas no ambiente escolar com uma legislação mais eficiente que, realmente, responsabilize o menor e seus responsáveis  por suas infrações.

5.Por fim, queremos deixar claro que somos a favor dos nossos alunos  que têm sido solidários incondicionalmente à professora e a nós, aos quais  agradecemos profundamente.

6.Agradecemos, também, aos professores da Rede Estadual, Municipal e Particular que têm demonstrado apoio e solidariedade a  esta causa.

 
 
 

 
PALESTRA SOBRE OS DEZ ANOS DA  LEI MARIA DA PENHA .
Ocorreu no dia 18 de Outubro aqui na E.E. República da Nicarágua.
 
Reportagem sobre Palestra na Escola
 
 
 
 

HORÁRIO DA REPOSIÇÃO DE AULAS:

 
 
Reposição 2016 - período da manhã
 
Reposição 2016 -período da noite(ocorrerá no período da manhã).
 
Reposição 2016 - período da tarde
 
 

Lista de autores negros brasileiros:

https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/veja-lista-de-autores-negros-que-ajudam-a-entender-o-brasil

Replanejamento 21/08/2015.

Repensando a escola para o Semestre.
 
.....................é na troca DE IDEIAS QUE SE FAZ UM IDEAL.
 
 
 
 
 
 

A Escola República da Nicarágua, localizada na Fazenda da Juta, Zona Leste de São Paulo, é uma escola pública que busca formar cidadãos críticos e concientes da sociedade em que vivem.

ATENÇÃO - REPOSIÇÃO DE AULAS 2015.

Clique no Link abaixo para Conferir o horário da sua turma

.

Reposição de aulas 2015

 

Notícias

Resultados Saresp

  SARESP SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO O Sistema de...
Leia mais

Site lançado

Nosso novo site foi lançado hoje. O site da Escola República da Nicarágua foi lançado para fins de...
Leia mais

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.

Escola República da Nicarágua